O “framing” na construção social de sentido do risco e da incerteza na ciência
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.118Palabras clave:
Enquadramento, Construção social do sentido, Controvérsias científicas, Risco e incerteza, Participação públicaResumen
O conceito de “framing” tem-se mostrado de grande utilidade e aplicabilidade na análise de processos cognitivos em diversos campos das ciências sociais e humanas, nomeadamente na área da compreensão pública de ciência. O uso estratégico do “framing” demonstrou, segundo alguns estudos, eficácia na comunicação de aspetos científicos que envolvem o risco e a incerteza e no envolvimento e compromisso do público na discussão de algumas questões científicas mais controversas. Este ensaio aprofunda a importância do conceito na construção social de sentido e analisa o seu impacto na forma como o público perceciona o risco e a incerteza presentes na ciência, nas visões que constrói em relação a essas controvérsias e na sua participação no debate em torno das mesmas. O artigo discute ainda os desafios – e as possíveis limitações – do emprego estratégico do “framing” em comunicação de ciência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los/las autores/as conservan los derechos de autor, pero otorgan a la Revista Comunicando el derecho de primera publicación. Este trabajo tendrá una licencia con una Creative Commons License – Attribuition 4.0 Internacional.