Equipa Editorial

EDITORES

Bianca Persici Toniolo

bianca.toniolo@ubi.pt

Bolseira de Doutoramento na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI) e mestre em Comunicação Estratégica pela mesma Universidade. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, coordena o GT de Jovens Investigadores da Sopcom. A sua pesquisa está centrada na comunicação governamental de crise, orientada pela Professora Doutora Gisela Gonçalves. Trabalhou como assessora de comunicação no Governo Federal do Brasil (2005-2011) e como consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

https://orcid.org/0000-0001-5496-6271

 

Élmano Ricarte

ricarteazevedo@gmail.com

É pós-doutorando em Ciências da Comunicação (Universidade Nova de Lisboa). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Graduado em Comunicação Social com habilitações em Jornalismo e em Rádio e TV pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com estágio na UCP. Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Estudos da Mídia da UFRN. Formação pedagógica pelo Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR). Integra o Grupo de Estudos Boaventura (UFRN e Universidade de Coimbra). Membro da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Coordenador-adjunto do GT de Jovens Investigadores da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0002-8638-3529

 

Lénia Rego

leniarego@hotmail.com

É Mestre e Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (UMinho). Como aluna, integra o grupo de investigação em Media e Jornalismo do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, onde desenvolve investigação sobre estudos radiofónicos, envelhecimento e literacia. Membro do GT de Jovens Investigadores da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0001-8423-2121

 

Francisca Amorim

francisca.amorim@ubi.pt

Frequenta o programa doutoral em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, com vinculação à Universidade da Beira Interior (UBI) e ao LabCom. Sob a orientação do Professor Doutor Paulo Serra (UBI) e da Professora Doutora Maria Luísa Malato (Universidade do Porto), desenvolve uma tese sobre a retórica dos afetos do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sua investigação é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Mestre em História, Relações Internacionais e Cooperação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Membro do GT de Jovens Investigadores da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0003-3430-5534

 

Elizângela Costa de Carvalho Noronha

elizc.noronha@gmail.com

Jornalista por formação e atuação. Atualmente, é estudante do Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, onde desenvolve a sua pesquisa sobre as ligações entre o jornalismo dirigido às mulheres em plataformas digitais e a sensibilidade pós-feminista. Para o desenvolvimento desta pesquisa conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e orientação da Professora Doutora Maria João Silveirinha. Membro do GT de Jovens Investigadores da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0001-8341-2016

 

APOIO EDITORIAL

Marisa Mourão

marisavmourao@gmail.com

Aluna do Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, com uma dissertação sobre o potencial da rádio na promoção da literacia mediática em contexto escolar. É membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), onde é atualmente Gestora de Ciência e Tecnologia. É membro do think tank Communitas, tendo estado diretamente envolvida na sua conceção e desenvolvimento, e membro do Observatório sobre Média, Informação e Literacia.

https://orcid.org/0000-0001-5662-3168

 

Mateus Luan Dellarmelin

mateusluand@gmail.com

Doutorando (bolseiro FCT) em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho (UMinho). Mestre em Administração pela IMED Business School (2017). Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Passo Fundo (2015). Tem experiência e interesse nas áreas de Comunicação e Gestão, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente em temáticas relacionadas a Gerontecnologia, Consumo, Cultura Digital e Sustentabilidade. Membro dos GT´s da Sopcom: Jovens Investigadores, Cibercultura e Comunicação Organizacional e Institucional.

https://orcid.org/0000-0002-6898-2341

 

CONSELHO EDITORIAL

Adriana Guimarães

adrimellog@gmail.com

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Estudos Lusófonos e Doutora em Literatura, pela Universidade de Évora, com tese sobre a Revista de Portugal. Possui um estágio pós-doutoral em Estudos de Género, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Brasil). Possui o título de Especialista em Informação e Comunicação.

https://orcid.org/0000-0002-3547-2257

 

Adriano Cruz

adrianocruzufrn@gmail.com

Professor Assistente do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Institucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, o Círculo de Estudos em Cultura Visual (UFRN/CNPq).

https://orcid.org/0000-0003-2085-302X

 

Ana Isabel Reis

aisabelreis@gmail.com

Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Coordenadora do GT de Rádio e Meios Sonoros da Sopcom. Foi jornalista de rádio. Interesses de investigação: rádio, jornalismo radiofónico, história da rádio, rádio e som na internet, podcast.

http://orcid.org/0000-0002-9335-4574

 

Ana Raposo

araposo@escs.ipl.pt

Doutorada em Ciências da Comunicação pelo ISCTE-IUL, Licenciada e Mestre em Relações Públicas pela ESCS-IPL. Desempenhou funções enquanto responsável de comunicação em organizações do sector público e privado em Portugal. Formadora e consultora na área da comunicação estratégica/Relações Públicas e Comunicação Interna. Atualmente, Professora Adjunta e Coordenadora da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial da ESCS-IPL.

 

Ana Catarina Pereira

anacatarinapereira4@gmail.com

Docente na Universidade da Beira Interior e doutorada em Ciências da Comunicação, na vertente Cinema e Multimedia. É representante da Faculdade de Artes e Letras na Comissão para a Igualdade da UBI e Investigadora do centro LabCom. É autora, entre outros, do livro "A Mulher-Cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação" (2016).

https://orcid.org/0000-0003-4066-7486     

 

Ana Jorge

ana.jorge@ulusofona.pt

Investigadora Coordenadora no CICANT e Professora Auxiliar na Universidade Lusófona. Doutorada e pós-doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH-UNL. A sua especialidade são Estudos dos Media e Culturais.

https://orcid.org/0000-0002-4069-6212

 

Ana Lúcia Terra

anaterra@iscap.ipp.pt

Doutorada em Ciências Documentais pela Universidade de Coimbra, Licenciada em História e Mestre em História Moderna pela mesma instituição. Pós-graduada em Ciências Documentais (Opção Arquivo e Biblioteca/Documentação) também pela Universidade de Coimbra. É Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. Desde 2002, leciona na área da Ciência da Informação, em cursos de 1º e de 2º ciclo. Tem dedicado a sua investigação às políticas de informação, à gestão da informação, ao comportamento informacional e à organização e representação da informação.    

http://orcid.org/0000-0003-1292-2849

 

Anabela Carvalho

carvalho@ics.uminho.pt          

PhD pela University College London. É Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. A sua investigação incide sobre comunicação e ambiente, ciência, e envolvimento político.

https://orcid.org/0000-0002-7727-4187

 

Anabela Gradim       

agradim@gmail.com

Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto, e mestre, doutora e agregada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, onde se doutorou em 2004 com a dissertação “A dimensão comunicacional da semiótica de Peirce”. Ensina Jornalismo, Comunicação e Metodologia na Faculdade de Artes e Letras da UBI. É coordenadora da unidade de investigação LabCom – Comunicação e Artes, e diretora do Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI. Os seus interesses de investigação prendem-se com o Jornalismo, a Comunicação de Ciência, a Semiótica, a Retórica e o interface destas disciplinas com a Cibercultura e os meios digitais.

https://orcid.org/0000-0001-6968-1957     

 

António Bento

antobento@sapo.pt

Professor na Universidade da Beira Interior, onde lecciona desde 1989-1990. As suas principais áreas de investigação são a Filosofia Política, a Comunicação Política, a Retórica e os Estudos Judaicos.

https://orcid.org/0000-0001-5531-8145

 

Beatriz Dornelles

biacpd@pucrs.br

Líder do Grupo de Pesquisa Estudo da Imprensa Interiorana no Brasil e Portugal. Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa/PT (2009), Doutorado e Mestrado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), São Paulo, SP, Brasil. Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982). Professora titular do do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Persquisadora PQ/CNPq.

https://orcid.org/0000-0003-3005-2824

 

Carla Martins

carla.martins@erc.pt

Professora da área de Media e Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Investigadora integrada no Instituto de Comunicação da NOVA. Doutorada em Ciências da Comunicação, especialidade em Media e Jornalismo, pela FCSH-UNL, mestre e licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Coimbra. Coordenadora da Unidade da Transparência dos Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

http://orcid.org/0000-0002-4625-1521

 

Carla Cerqueira

carlaprec3@gmail.com

Doutorada em Ciências da Comunicação - especialidade de Psicologia da Comunicação, pela Universidade do Minho. Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). As suas áreas de interesse são os estudos de género, diversidade e média.     

https://orcid.org/0000-0001-6767-3793

 

Catarina Moura        

catarinamoura@gmail.com

Professora Auxiliar no Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior. Vice-presidente da Faculdade de Artes e Letras. Diretora de Curso do 1º Ciclo em Design de Moda e do 2º Ciclo em Branding e Design de Moda (UBI / IADE). Investigadora do LabCom - Comunicação e Artes. Publicações e investigação em Teoria e Crítica do Design, Teoria e Cultura da Moda e Semiótica das Artes Visuais.    

https://orcid.org/0000-0002-8736-7045     

 

Catarina Rodrigues

catarina.sl.rodrigues@uac.pt

É professora auxiliar na Universidade dos Açores e investigadora do LabCom, na Universidade da Beira Interior, onde se doutorou em Ciências da Comunicação. Jornalismo e semiótica são algumas das suas áreas de interesse.

https://orcid.org/0000-0003-0319-4771

 

Cátia Ferreira

catia.afonso.ferreira@gmail.com    

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, Cátia Ferreira é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, exercendo funções de coordenadora da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural e de coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação e Marketing de Conteúdos. É investigadora principal no CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (UCP), e investigadora no CETAPS, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. As suas áreas de investigação e docência centram-se nos estudos dos media, em particular dos media digitais.           

https://orcid.org/0000-0002-0113-6634

 

Claudia Lago

claudia.lago07@usp.br

Professora da Licenciatura em Educomunicação e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Coordenadora do Grupo de Pesquisa AlterGen, pesquisadora de gênero e mídia em narrativas não ficcionais, com publicação concernente a este campo. 

https://orcid.org/0000-0002-1207-2568

 

Conceição Costa

conceicao.costa@ulusofona.pt

Conceição Costa é doutorada em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media pela FCSH-Universidade Nova de Lisboa. É Professora Associada da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (UHLT) e Investigadora Principal do CICANT em Lisboa, Portugal. É docente na ECATI, lecionando unidades curriculares relacionadas com a Comunicação e Tecnologia nomeadamente: Interação Humano-Máquina; Experiência do Utilizador (UX) para Videojogos; Media e Educação no Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário; Marketing Social e Publicidade e Design de Interação.

https://orcid.org/0000-0002-3544-722X                      

 

Cristina Ponte

crp@fcsh.unl.pt

Professora catedrática - Estudos dos Media e do Jornalismo. NOVA FCSH.

https://orcid.org/0000-0002-1534-4784

 

Cristina Schmidt                      

cris_schmidt@uol.com.br

Pós Doutora pela Cátedra UNESCO/Umesp em Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). É Jornalista, graduada pela Metodista-SP, com atuação no ensino, na pesquisa, na assessoria de comunicação. Pesquisadora e Diretora Científica da Rede Folkcom – Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, vinculada a Cátedra UNESCO/Metodista. Diretora Administrativa da SOCICOM - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação. integrante do Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidades da Intercom. Pesquisadora no Mestrado em Políticas Públicas da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes - SP), desenvolvendo o projeto “O protagonismo dos atores sociais nos processos de implementação e avaliação de Políticas Públicas em Comunicação e Cultura”.

https://orcid.org/0000-0002-1208-2061

 

Daniela Fonseca       

dfonseca6@gmail.com

Licenciada em Comunicação Social (2000) e Mestre em Ciências da Comunicação (2004), pela UM. É doutorada, desde 2014, em Ciências da Comunicação, pela UBI. Trabalhou, durante 2 anos, como assessora de imprensa no Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (Porto), e leciona, desde 2007, na UTAD. É diretora do Mestrado em Ciências da Comunicação, desde 2017.   

https://orcid.org/0000-0002-3292-7455     

 

Davi Barboza Cavalcanti

davi.barboza@hotmail.com

É jornalista (Unicap-PE), com graduação sanduíche na Universidad de Salamanca (Espanha), mestre em sociologia (UFPE) e doutor em Ciência Política (UFPE). Como professor e pesquisador, tem interesse em mídias digitais, ciberativismo político, democracia, desigualdade social, políticas públicas, métodos de pesquisa, movimentos sociais e Análise de Redes Sociais.         

https://orcid.org/0000-0003-1335-1291

 

Dora Santos Silva     

dorasantossilva@fcsh.unl.pt

Professora Auxiliar na NOVA FCSH. Investigadora nas áreas de inovação nos media, jornalismo digital, comunicação de cultura e indústrias culturais e criativas.

https://orcid.org/0000-0003-1611-8858

                                                          

Elsa Costa e Silva

elsa.silva@ics.uminho.pt

Professora auxiliar e diretora do mestrado em Comunicação de Ciência do Departamento em Ciências da Comunicação. É investigadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade e coordenadora do GT Economia e Políticas da Comunicação da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0002-7215-6384

 

Ester Minga   

ester.minga@gmail.com

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Comunicação e Semiótica e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem interesse pelos campos de investigação em opinião pública, representações sociais e estudos de audiência.      

https://orcid.org/0000-0002-0974-0369

 

Fabrizio Macagno

fabrizio.macagno@fcsh.unl.pt

Fabrizio Macagno (Ph.D. UCSC, Milão, 2008) é professor auxiliár na NOVA FCSH. É autor de mais do que 100 trabalhos sobre a definição, pressuposição, esquemas argumentativos, e analise de diálogo publicados em revistas como Journal of Pragmatics, Intercultural Pragmatics, Argumentation, e Philosophy and Rhetoric. As publicações mais importantes são os livros Argumentation Schemes (CUP 2008), Emotive language in argumentation (CUP 2014), Interpreting straw man argumentation (Springer 2017), The logic of academic writing (Wessex, 2019), e Statutory interpretation: Pragmatics and argumentation (CUP 2020).

https://orcid.org/0000-0003-0712-421X

 

Felisbela Lopes

felisbela@ics.uminho.pt

Professora Associada com Agregação da Universidade do Minho onde trabalha desde 1994. Entre 2009 e 2014, foi aí Pró-Reitora para a área da Comunicação. Nestes últimos 20 anos, tem centrado a sua investigação académica nas áreas da informação televisiva, do jornalismo da saúde e das fontes de informação e tem desenvolvido o ensino no campo do jornalismo. É comentadora residente da RTP para os temas de comunicação. É colunista semanal do Jornal de Notícias.  

https://orcid.org/0000-0001-9227-8998

 

Fernanda Ribeiro      

fribeiro.flup@gmail.com      

Licenciada em História pela Faculdade de Letras da U.Porto e doutorada em Ciências Documentais, com uma tese intitulada O Acesso à Informação nos Arquivos. É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação e Informação da FLUP.

http://orcid.org/0000-0002-5641-9199

 

Fernando Oliveira Paulino    

fopaulino@gmail.com          

Professor da Universidade de Brasília e Diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).

https://orcid.org/0000-0002-4946-0513

 

Fernando Zamith

fzamith@letras.up.pt

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Coordenador do Observatório do Ciberjornalismo.        

https://orcid.org/0000-0002-9118-2289

 

Filipa Subtil    

fsubtil@escs.ipl.pt

Doutorada em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e docente na Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa. Foi visiting scholar no Departamento de Communication Studies da Universidade do Iowa, Iowa City (2010) e no Muhlenberg Collegue (2008), Allentown, nos EUA, na Universidade Cardinal Stefan Wyszyński, Varsóvia, na Polónia (2017, 2018) e no Departamento de Comunicação Pública da Universidade de Navarra, Espanha (2019). Entre 2014 e 2018, foi coordenadora editorial da revista Comunicação Pública. Os seus interesses de investigação têm-se centrado na sociologia da Comunicação, na teoria social dos media nos EUA e Canadá e nas problemáticas que relacionam os media com as questões de género.

https://orcid.org/0000-0003-2556-2192

 

Francisco Mesquita  

fmes@ufp.edu.pt      

Pós-doutorado, Universidade São Paulo, 2015; Doutoramento e Mestrado, UM, 2006 e 1999; Licenciatura Engenharia Publicitária, UFP, 1996. 4 livros publicados e vários artigos, co-autor de duas patentes.       

https://orcid.org/0000-0002-7868-7805

 

Gil Baptista Ferreira 

gilbferreira@gmail.com       

Licenciado e mestre em Comunicação Social (UBI), doutor em Ciências da Comunicação (FCSH-UNL), com agregação em Ciências da Comunicação (UBI). É professor de comunicação social no Instituto Politécnico de Coimbra e investigador no LabCom – Comunicação e Artes. Interessa-se especialmente pela relação entre novos media e sociedade, pela comunicação política e pelos desenvolvimentos mais recentes do exercício do jornalismo.

https://orcid.org/0000-0002-5917-1248

 

Gisela Gonçalves

gisela.goncalves@labcom.ubi.pt

Doutora em Ciências da Comunicação, Professora e Diretora do Mestrado em Comunicação Estratégica da UBI. Membro integrado do LabCom - Comunicação e Artes. Áreas de investigação: ética da comunicação, relações públicas, comunicação política e comunicação estratégica.

https://orcid.org/0000-0001-7001-3622

 

Helena Lima

hllima@letras.up.pt

Professora Auxiliar do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorada pela FLUP com a tese “Os Diários Portuenses e os Desafios da Actualidade na Imprensa: Tradição e rupturas”. Os interesses de investigação são a história do jornalismo e as temáticas relacionadas com os conteúdos das notícias, e as novas tecnologias e impactos no jornalismo e media digitais. A comunicação e literacia em saúde é a linha de investigação desenvolvida no LACLIS, o Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde, que coordena.

http://orcid.org/0000-0003-3023-6412

 

Helena Sousa

helena@ics.uminho.pt

Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, concluiu o doutoramento na City University, em Londres, em 1996. Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, coordena diversas atividades de natureza pedagógica e científica. Entre as diversas áreas de investigação que dinamiza constam a regulação dos media e políticas de comunicação e a interseção da economia política da comunicação com o jornalismo. Editora do European Journal of Communication, é Full Member do EuroMedia Research Group. Participou durante dez anos na coordenação (como chair e vice-chair) da secção de Economia Política da IAMCR.

http://orcid.org/0000-0002-8101-0010

 

Helena Pires  

helena.pires538@gmail.com

Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação, no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho. Doutorou-se em Ciências da Comunicação, na área de Semiótica da Comunicação, pela Universidade do Minho, em 2007. Ensina nas áreas de Publicidade, Arte e Comunicação, tendo participado, nos últimos anos, na Direção do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, da Universidade do Minho, onde também tem lecionado. Durante quatro anos, até novembro de 2019, foi coordenadora do Grupo de Publicidade da SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação.

https://orcid.org/0000-0002-5533-4687                                                    

                                                                                             

Isabel Macedo

isabelmaced@gmail.com

Doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro, na área da Comunicação e Cultura. A sua tese de doutoramento intitula-se "Migrações, memória cultural e representações identitárias: a literacia fílmica na promoção do diálogo intercultural”. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e integra várias associações nacionais e internacionais na área da comunicação, da educação e da cultura visual. Coeditou a revista Comunicação e Sociedade, 34, dedicada ao tema "Ciências da Comunicação e Estudos Lusófonos", e a Vista - Revista de Cultura Visual, 2, intitulada "Memória Cultural, Imagem, Arquivo".

https://orcid.org/0000-0003-4107-3997

 

Inês Amaral

inesamaral@gmail.com

Professora Associada da FLUC. Doutorada em Ciências da Comunicação, é investigadora integrada do CECS e investigadora associada do CES. É coordenadora-adjunta do GT de Jornalismo e Sociedade da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0003-4929-4866

 

Isabel Macedo

isabelmaced@gmail.com

Doutorada em Estudos Culturais pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro, na área da Comunicação e Cultura. A sua tese de doutoramento intitula-se "Migrações, memória cultural e representações identitárias: a literacia fílmica na promoção do diálogo intercultural”. É investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e integra várias associações nacionais e internacionais na área da comunicação, da educação e da cultura visual. Coeditou a revista Comunicação e Sociedade, 34, dedicada ao tema "Ciências da Comunicação e Estudos Lusófonos", e a Vista - Revista de Cultura Visual, 2, intitulada "Memória Cultural, Imagem, Arquivo".

https://orcid.org/0000-0003-4107-399

 

Ivo Neto

ivocamposneto@gmail.com

Doutorado pela Universidade do Minho no campo do jornalismo sendo actualmente editor da secção online no jornal PÚBLICO. É também docente no ISMAI, leccionando disciplinas relacionadas com as Ciências da Comunicação.

https://orcid.org/0000-0002-2722-696

 

Ivone Ferreira

ivvone@gmail.com

Professora no ICNOVA e Professora Assistente no campo da Comunicação Estratégica na Universidade Nova de Lisboa. PhD (2012) em Ciências da Comunicação com uma tese sobre a linguagem persuasiva da publicidade na televisão. Diretora da Rhetorikê, revista digital de Retórica, é revisora em diversas revistas científicas nacionais e internacionais. Em 2019 foi Editora Convidada na revista Media & Jornalismo (nº 34), dedicada à publicidade. Também coordena o Grupo de Trabalho de Publicidade da Sopcom (2019-2021).

https://orcid.org/0000-0003-3283-2373

 

Jean Martin Rabot

jeanmartinrabot@gmail.com

Professor Auxiliar de Sociologia na UMinho e Investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Trabalha sobre a Sociologia do Imaginário, os Estudos Culturais e as novas tecnologias.   

https://orcid.org/0000-0001-7688-3186

 

Joana Ramalho

joana.ramalho@universidadeeuropeia.pt

Licenciada em Ciências da Comunicação e Doutorada em Ciências Sociais. Investigadora integrada da UNIDCOM. Coordenadora da área científica de Comunicação do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia.

http://orcid.org/0000-0003-3723-6052

 

João Carlos Correia  

jcorreia@ubi.pt

Possui e PhD e Agregação em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Professor Associado, no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política. editor da Revista Estudos de Comunicação (Scopus), Investigador Responsável do Laboratório e Incubadora de Media Local e Presidente do Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0002-6317-9007

 

João Miranda

jmiranda@uc.pt

Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador no CEIS20/UC.    

https://orcid.org/0000-0002-4720-3724

 

Joaquim Fidalgo       

jfidalgo@ics.uminho.pt

Docente de Jornalismo e de Ética no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). É doutorado em Ciências da Comunicação. Foi jornalista profissional.

http://orcid.org/0000-0002-0000-5704                   

 

Joaquin Vallejo

xaquin99@gmail.com

Doutor em Comunicação pela Universidade de Vigo, Mestrado em Investigação em Comunicação pela Universidade de Vigo. Linha académica orientada para a investigação da imagem como fonte de construção da memória social. Especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid. Experiência em produção audiovisual.

https://orcid.org/0000-0002-2090-642X

                                                         

Jorge Martins Rosa   

dedalus.jmmr@gmail.com

Professor Auxiliar de Ciências da Comunicação (NOVA FCSH) e investigador (ICNOVA). Ensina Cibercultura e Cultura Pop. IP dos projetos Fiction and the Roots of Cyberculture, e PINBook PT (em curso).   

https://orcid/0000-0003-3388-8141

 

Jorge Veríssimo

jverissimo@escs.ipl.pt

Doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, pelo ISCTE-IUL, com uma tese sobre o “Corpo como Linguagem Publicitária”. É professor na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), da qual foi Presidente (2010 e 2018). Foi diretor do mestrado em Publicidade e Marketing desta escola, e é o atual diretor da licenciatura em Publicidade e Marketing. Leciona, também, no programa doutoral em Ciências da Comunicação (ISCTE-IUL/ESCS). É investigador no CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do ICS da Universidade do Minho, e investigador Associado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE – IUL, desde 2011. Foi coordenador do Observatório da Publicidade (2001-2010). É membro da European Advertising Academy.

https://orcid.org/0000-0001-8045-4114

 

José António Duarte Domingues

duarte@ubi.pt

Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, da Faculdade de Artes e Letras, da Universidade da Beira Interior. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. É membro integrado da unidade de investigação Praxis - Centro de Filosofia, Política e Cultura, da Universidade da Beira Interior. Presidente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política. Codiretor da coleção Ta Pragmata, da editora Lusosofia: Press. Codiretor da Lusosofia, Biblioteca Online de Filosofia e Cultura. Vice-coordenador do GT Retórica da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0002-5048-8898

 

José Gabriel Andrade

josegabrielandrade@gmail.com

Professor Auxiliar na Universidade do Minho. Em 2015 obteve o título de “Doutor Europeu em Ciências da Comunicação” pela Universidade Católica Portuguesa (investigação apoiada pela FCT) defendendo uma tese sobre comunicação, organização e política nas relações luso-brasileiras. Em 2009 recebeu o título de mestre em Ciências da Comunicação: Comunicação, Organização e Novas Tecnologias pela UCP com o apoio do Programa Alban da União Europeia. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Santos, São Paulo. É membro da Rede Europeia COST e membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação Sopcom – onde coordena o Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional e Institucional – e das redes internacionais IAMCR, ECREA e LUSOCOM.

https://orcid.org/0000-0002-9778-5865

 

José Maria Herranz

josemaria.herranz@uclm.es

Professor titular da Universidade de Castilla-La Mancha na Facultade de Comunicação de Cuenca (Espanha) onde ensina Comunicação Empresarial, Jornalismo Especializado e Teoria do Jornalismo.

http://orcid.org/0000-0002-3667-2664

 

Juan José Perona       

juanjose.perona@uab.cat     

Professor Titular de Comunicação Audiovisual e Publicidade na UAB. Doutor em Ciências da Informação (Periodismo). Coordenador do Grupo de Investigação em Publicidade e Comunicação Radiofónica (Publicado) da UAB.

https://orcid.org/0000-0001-8256-9070

 

Karla Ferreira

cacalofe@yahoo.com.br

Doutora em Estudos da Mídia pela UFRN. Possui experiência profissional em TV, rádio, jornal impresso, internet e sites de redes sociais e assessoria de imprensa. Os temas de interesse de investigação são participação política, transparência legislativa, comunicação pública e mídias sociais.

https://orcid.org/0000-0001-5230-5154

 

Lídia Oliveira Silva    

lidia@ua.pt    

Graduada Filosofia pela Universidade de Coimbra (1990), Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro, em parceria com as Universidades de Valenciennes/França e Mons/Bélgica (1995) e doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (2002) onde é Professora Associada com Agregação. Realizou o seu Pós-Doutoramento no CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009).        

https://orcid.org/0000-0002-3278-0326

 

Lucrécia Ferrara                      

ldferrara@pucsp.br

Professora.Titular Emérita do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismos da USP. Pesquisadora do CNPq (Produtividade em Pesquisas.) Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Principais áreas de atuação: Teoria da Comunicação, Epistemologia da Comunicação Design, Arquitetura, Informação/Comunicação/Ambiente.

https://orcid.or/0000-0002-4727-9817

 

Luís Bonixe    

luis.bonixe@gmail.com

Doutorado em Ciências da Comunicação - Jornalismo pela FCSH - UNL. Autor de livros e artigos sobre jornalismo radiofónico. É professor de jornalismo no IP de Portalegre e investigador do ICNova.  

https://orcid.org/0000-0003-1288-7529

 

Luís Nogueira

luis.nogueira@labcom.ubi.pt

Presidente do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior, onde é professor auxiliar. Foi diretor da licenciatura em Cinema entre 2008 e 2015. Leciona ou lecionou unidades curriculares como Géneros Cinematográficos, Laboratório de Guionismo, Montagem, História do Cinema, Animação, Fotografia e Cinema e Outras Artes. A relação do cinema com as demais artes e média, como a literatura, a pintura, o teatro, a fotografia, a banda desenhada, o videoclip ou os novos meios digitais, bem como a intertextualidade, a intermedialidade e a transmedialidade são outros temas do seu interesse. Doutorou-se com a tese Narrativas Fílmicas e Videojogos. Articulações e dissensões.

https://orcid.org/0000-0002-9872-4191

 

Luís Pereira    

lumigopereira@gmail.com

Professor, Investigador e Formador na área Educação para os Media Digitais - Universidade Coventry (Reino Unido).

https://orcid.org/0000-0002-1536-5470

 

Luís Santos

lsantos@ics.uminho.pt

Professor de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. É doutorado em Ciência da Comunicação pela UM e tem um mestrado em Política Internacional, pela School of Oriental and African Studies (SOAS) - Universidade de Londres. Foi jornalista durante mais de uma década. Tem um interesse nas mudanças que ocorrem no jornalismo e nos formatos que ajudam a repensá-lo.

https://orcid.org/0000-0002-7062-0307

 

Madalena Oliveira    

madalena.oliveira@ics.uminho.pt

Doutorada em Ciências da Comunicação. Ensina regularmente Semiótica, Comunicação e Linguagens, Jornalismo e Jornalismo e Som. Membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Principais interesses de investigação: estudos de rádio, linguagem sonora, jornalismo e políticas de comunicação.  

http://orcid.org/0000-0001-8866-0000

 

Marcelo Trasel

marcelo.trasel@ufrgs.br

Professor na graduação em Jornalismo e na linha de pesquisa Redes Sociais, Interações e Sociabilidades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRGS, mestre em Comunicação e Informação pela mesma universidade e doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo no biênio 2020-21.     

https://orcid.org/0000-0001-9030-1533

 

Maria Cristina Gobbi                                      

mcgobbi@terra.com.br

Pesquisadora Livre-Docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Concluiu o Pós-doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom), gestão 2019-2021. Chefa do Departamento de Comunicação Social da FAAC-Unesp (2017-2019). Bolsista do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) - ano 2010-2013. Professora Associada (RDIDP) da UNESP, nos cursos de graduação e nos programas de Pós-Graduação em Comunicação e em Mídia e Tecnologia, desde 2008. Diretora Administrativa (gestão 2013-2016) da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM).

https://orcid.org/0000-0001-5629-5010

 

Maria Érica de Oliveira Lima                                                   

merical@uol.com.br

Professora Associada Jornalismo e Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Conselheira e ex-presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom). Coordenadora do DTI Folkcomunicação do IBERCOM. Investigadora dos Grupos de Pesquisa CITCEM - Universidade do Porto e EMERGE- UFF.  

http://orcid.or/0000-0003-2172-2355

 

Maria José Brites      

britesmariajose@gmail.com

Professora Associada na Universidade Lusófona do Porto e membro da Direção do CICANT. Coordena o projeto “Centros educativos com competências digitais e cívicas” – DiCi-Educa (Cofinanciamento Fundação Calouste Gulbenkian e parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais).  

http://orcid.org/0000-0002-9840-9554       

 

Marian Blanco Ruiz

marianblancor@gmail.com

Professora de Comunicação na Universidade Rey Juan Carlos e investigadora no Instituto Universitário de Estudos de Género UC3M. As suas linhas de investigação centram-se nos Estudos de Género, a violência de género e novas tecnologias.

https://orcid.org/0000-0002-7920-5978

 

Marisa Torres da Silva

marisatorresilva@gmail.com

Professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e investigadora integrada do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). Com doutoramento em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, os seus estudos têm-se centrado na área dos estudos dos media e jornalismo, em particular, na relação entre jornalismo, democracia e público. Nos últimos anos, tem trabalhado temas como discurso de ódio, jornalismo participativo, diversidade e pluralismo nos media, consumo de notícias, ou género e produção noticiosa.

https://orcid.org/0000-0003-1136-4232

 

Mirian Tavares

mtavares@ualg.pt

Professora associada da Universidade do Algarve. Atualmente é Diretora do doutoramento em Média-Arte Digital e coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação).

https://orcid.org/0000-0002-9622-6527

 

Norval Baitello Junior

norvalbaitello@pucsp.br

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Professor da Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC de São Paulo. Fundador e diretor do Centro de Pesquisas CISC (www.cisc.org.br) e diretor do Arquivo Vilém Flusser São Paulo (www.arquivovilemflussersp.com.br). Autor dos livros 'O pensamento sentado' (2012) e 'Existências penduradas' (2019), entre outros. 

https://orcid.org/0000-0001-7814-7633

 

Óscar Luengo

ogluengo@ugr.es

Professor em Ciência Política, Universidade de Granada. Vice-Presidente do Comité de Investigação em Comunicação Política (RC22), Associação Internacional de Ciência Política (IPSA). Director da Revista Iberoamericana de Gobierno Local.         

https://orcid.org/0000-0001-6597-6459

 

Óscar Mealha

oem@ua.pt

Professor Catedrático no Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Desenvolve investigação no DigiMedia.web.ua.pt, com métodos e técnicas de design e avaliação da eXperiência e visualização de atividade infocomunicacional.

https://orcid.org/0000-0002-4564-0496

 

Paulo Serra    

pserra@ubi.pt

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e mestre, doutor e agregado em Ciências da Comunicação pela UBI. Nesta Universidade é Professor Catedrático no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política e investigador na unidade de I&D LabCom – Comunicação e Artes.

https://orcid.org/0000-0001-7821-3880

 

Pavel Sidorenko

pavel.sidorenko@ufv.es

Professor na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Francisco de Vitoria (Madrid, Espanha). Doutor pela Faculdade de Jornalismo da Universidade de Castilla-La Mancha (Espanha). Investigador de novas narrativas em jornalismo, publicidade e comunicação corporativa.         

https://orcid.org/0000-0002-8094-3089

 

Pedro Gomes

pedrogomes@fcsh.unl.pt

Doutorado em História Contemporânea pela NOVA-FCSH, mestre e licenciado em Jornalismo pela ESCS-IPL. Professor Assistente na ESCS-IPL. Autor e coordenador de várias obras, tem participado em vários projetos de investigação, publicado artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e colaborado em obras coletivas.

https://0000-0002-3189-3388

 

Pedro Jerónimo         

pedrojeronimo.phd@gmail.com

Investigador Doutorado Contratado do LabCom (Universidade da Beira Interior). Investigador do CECS (Universidade do Minho). Editor da revista Estudos de Jornalismo (Sopcom). Coordenador do GT de Media Regionais e Comunitários da Sopcom.

https://orcid.org/0000-0003-1900-5031

 

Raquel Recuero                                              

raquelrecuero@gmail.com      

Professora e pesquisadora do PPGCOM/UFRGS e do PPGL/UFPEL (Brasil). Pesquisadora vinculada ao CNPq. Coordenadora do Laboratório de pesquisa MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais).    

https://orcid.org/0000-0002-7417-9782

 

Ricardo Campos

rmocampos@yahoo.com.br

Mestre em Sociologia e Doutorado em Antropologia Visual. É investigador integrado no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (CICS.Nova) e professor convidado no Mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta). É membro fundador e cocoordenador da Rede Luso-Brasileira de pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas (RAIU), coordenador adjunto do GT de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom).

https://orcid.org/0000-0003-4689-0144

 

Ricardo Morais           

rm.ricardomorais@gmail.com

Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Jornalismo pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atualmente é Professor Auxiliar no IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia e Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, da Faculdade de Artes e Letras da UBI, onde leciona Jornalismo Radiofónico e Televisivo. É investigador do projeto “Remedia.Lab - Regional Media Lab & Incubator”. É membro da unidade de investigação LabCom - Comunicação e Artes, onde integra o grupo “Comunicação e Media”. Desde 2019 que é Coordenador-adjunto do GT de Comunicação e Política da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - Sopcom.

https://orcid.org/0000-0001-8827-0299

 

Rita Filgueiras

ritafigueiras@fch.lisboa.ucp.pt

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa e Professora Associada da UCP. Os seus interesses de investigação cruzam poder, media e tecnologia. Investigadora principal do projeto internacional Social Media Surveillance and Experiences of Authoritarianism, financiado pelo Riksbankens Jubileumsfond (Suécia). Vice-chair da secção de Mediatização da ECREA - European Communication Research and Education Association. Comentadora residente do programa A Espantosa Realidade das Coisas, TSF.  

https://orcid.org/0000-0001-8092-2264     

 

Rosa Cabecinhas       

cabecinhas@ics.uminho.pt

Diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais na Universidade do Minho. É professora no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. A sua tese de doutoramento, intitulada Racismo e etnicidade em Portugal: Uma análise psicossociológica da homogeneização das minorias, foi premiada pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. Os seus principais interesses de investigação conjugam as áreas da comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais e discriminação social. https://orcid.org/0000-0002-1491-3420

 

Rudimar Baldissera

rudimar.baldissera@ufrgs.br

Doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder – GCCOP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

https://orcid.org/0000-0002-8295-9543

 

Samuel Mateus        

samuelmateus@uma.pt

Licenciado, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar na Universidade da Madeira e Investigador no LabCom – Comunicação e Artes e investigador colaborador no ICNOVA. São da sua autoria os livros electrónicos: Introdução à Retórica no séc. XXI, Covilhã, LabCom Books, 2018 [ISBN: 978-989-654-438-6]; A Tele-Realidade – o princípio de publicidade mediatizado, Covilhã, LabCom books, 2013 [ISBN 978-989-654-112-5]; e Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas, Covilhã, LabCom books, 2011 [ISBN 978-989-654-069-2].

https://orcid.org/0000-0002-1034-6449

 

Sandra Marinho

sandra.m.marinho@gmail.com

Doutorada em Ciências da Comunicação, na área de Estudos de Jornalismo, pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar na UMinho, onde tem ensinado nas áreas de Metodologias de Investigação (aos três ciclos de estudos) e Jornalismo. No âmbito das Metodologias de Investigação, tem especial interesse pela Análise de Rede. É investigadora do CECS, onde desenvolve investigação sobre a qualidade no ensino do jornalismo; a qualidade do jornalismo e o jornalismo de saúde. Foi diretora da Licenciatura em Ciências da Comunicação da UMinho e é, atualmente, diretora do Mestrado em Ciências da Comunicação da UMinho. É ainda coordenadora do projeto de ensino de âmbito nacional REC | Repórteres em Construção.

http://orcid.org/0000-0003-2013-229

 

Sandra Sá Couto        

sandra.sa.couto@rtp.pt

Professora auxiliar convidada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Jornalista da RTP. Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Mestre em Jornalismo Político pela Universidade do Porto. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.  

 

Sara Balonas                                                  

sarabalonas@ics.uminho.pt

Professora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais (Universidade do Minho), e investigadora no CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Doutorada em Ciências da Comunicação, leciona nas áreas da comunicação estratégica, marcas, publicidade e criatividade.     

https://orcid.org/0000-0003-0885-1718

 

Sara Pereira

sarapereira@ics.uminho.pt

Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. É chair da secção Media Education Research da IAMCR – The International Association for Media and Communication Research desde julho 2019. No domínio da investigação, tem como principais áreas de interesse a relação das crianças e dos jovens com os media; a oferta mediática para o público jovem; a Educação/Literacia para os Media e os Estudos de Receção. É sobretudo sobre estas matérias que versam as suas publicações em revistas e livros nacionais e internacionais. Tem coordenado projetos nacionais e europeus, entre os quais, Transliteracy – Transmedia Literacy, financiado pela UE no âmbito do programa H2020; e-Media Education Lab, no quadro do programa Erasmus+ e Navegando com o Magalhães – Estudo de Impacto dos Media Digitais nas Crianças, financiado pela FCT.

https://orcid.org/0000-0002-9978-3847

 

Sheila Accioly

sheila.accioly@academico.ufpb.br       

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado e mestrado em Ciências Sociais (UFCG e UFRN). Especialização em Filosofia (UFRN). Licenciada em Filosofia e Bacharel em Comunicação (UFRN).        

http://orcid.org/0000-0001-9916-6112

 

Sílvio Santos  

silviocorreiasantos@gmail.com

Atualmente professor e subdiretor da FLUC, onde leciona sobretudo rádio, multimédia e jornalismo. Os seus tópicos principais de investigação são a história, a rádio e a desinformação.          

https://orcid.org/0000-0002-6208-7311

 

Sónia Lamy

sonialamy@gmail.com

Coordenadora do Mestrado em Média e Sociedade, do Instituto Politécnico de Portalegre. Tem lecionado unidades curriculares na área do jornalismo e discurso dos média no primeiro e segundo ciclos de estudos. Doutorou-se em Ciências da Comunicação, na FCSH, em 20