Sobre a Revista

ÂMBITO DA REVISTA

Revista Comunicando (e-ISSN  2182-4037) possui carácter científico e académico, sendo dedicada à área das Ciências da Comunicação e às suas interfaces com as Ciências Sociais e Humanas. Criada em 2012 no âmbito do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores, é uma das revistas científicas geridas por associados/as da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom).

A Revista Comunicando tem como propósito promover a interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem entre os/as sócios/as da Sopcom e outros/as investigadores/as da área, bem como de ser um veículo de divulgação da produção científica nas Ciências da Comunicação. A publicação pretende dar visibilidade à investigação de qualidade, inovadora e original, contribuindo, tanto quanto possível, para a emancipação das Ciências Sociais, em sentido amplo. Pretende dar conta da investigação que se realiza atualmente, inspirando trabalhos futuros nestas áreas e incentivando a troca de conhecimentos entre autores/as de apontamentos teóricos, opções metodológicas e referências bibliográficas. Este projeto editorial pretende ainda ser também uma porta de entrada para jovens investigadores/as no domínio das Ciências Sociais e Humanas, mantendo elevados padrões de qualidade. Por este motivo, a Revista Comunicando assegura um processo de revisão que preza a exigência e a transparência com o principal propósito de promover um processo de crescimento e de melhoria contínua dos autores que submetem trabalhos para consideração.

A Revista Comunicando tem chamada de trabalhos aberta em permanência e publica dois números anualmente (janeiro-junho e julho-dezembro), seguindo a modalidade de publicação contínua.

Revista Comunicando tem contado, ao longo dos anos, com várias pessoas associadas ao Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores, que têm contribuído para o seu desenvolvimento.

 

ESTRUTURA DA REVISTA

A Revista Comunicando é constituída por quatro secções.

  • Artigos: secção dedicada à publicação de resultados de estudos e investigações científicas. 
  • Entrevistas: secção destinada a apresentar entrevistas a especialistas, investigadores/as ou profissionais que tenham conhecimento relevante e experiência prática na área de Ciências da Comunicação. Essas entrevistas podem abordar temas atuais, tendências, desafios e oportunidades na área, além de fornecer insights sobre o estado da arte das investigações e práticas em comunicação.
  • Recensões: secção dedicada à leitura crítica de obras.
  • Relatos de Experiência: secção destinada a proporcionar um espaço para partilhar experiências práticas e reflexões numa área específica de estudo. Os/as autores/as têm a oportunidade de relatar as suas experiências pessoais (por exemplo, relatórios de estágio, diários/relatórios de campo), destacando exemplos concretos de aplicação de conceitos teóricos, os desafios enfrentados, as lições aprendidas e as contribuições para o campo. Estes relatos possuem uma estrutura semelhante a outros artigos académicos, contudo, são mais descritivos, enfatizando a narrativa pessoal e a reflexão crítica sobre as vivências.

Os textos submetidos são submetidos a revisão por pares duplamente cega.

 

POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Comunicando é uma publicação online, de acesso aberto, que cumpre um rigoroso sistema de revisão por pares duplamente cego (double-blind peer review). Dirige-se a toda a comunidade académica e científica, desde principiantes a consagrados/as investigadores/as e profissionais, nacionais e estrangeiros. A revista aceita trabalhos académicos originais e inéditos, repudiando manobras de plágio (utilizando um sistema de deteção - CopySpider versão 2.1.1), republicação encapotada ou trabalhos académicos de autoria duvidosa.

A Revista Comunicando aceita submissões em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Porém, como regem os estatutos da Sopcom – face ao objetivo da associação de ser, de algum modo, o rosto da comunidade científica nacional das Ciências da Comunicação em Portugal e também no estrangeiro –, a revista é favorável à publicação em língua portuguesa, pelo que todos/as os/as autores /as falantes desta língua devem optar pela mesma.

 

PROCEDIMENTO EDITORIAL

  1.  A Revista Comunicando é uma publicação online de acesso aberto. Publica dois números por ano (janeiro-junho e julho-dezembro), seguindo a modalidade de publicação contínua. A Revista Comunicando tem uma chamada de trabalhos em permanência, aceitando trabalhos durante todo o ano, embora possam ser divulgadas chamadas temáticas.
  2. Cada trabalho recebido é submetido a uma análise primária pelos/as editores/as, de forma a assegurar que se enquadra no âmbito da Revista Comunicando e seguem as normas de submissão. Caso alguma das pessoas autoras já tenha publicado na Revista Comunicando, é recomendável que seja respeitado um intervalo mínimo de um ano para a submissão do novo texto.
  3. Os trabalhos que cumprirem os requisitos essenciais são enviados para avaliação de revisores/as (referees), peritos/as académicos/as ou profissionais, que podem ser recrutados do conselho editorial ou externos, de forma a passar por um rigoroso processo de revisão por pares duplamente cego. O Conselho Editorial é constituído por especialistas doutorados/as nas diferentes áreas das Ciências da Comunicação abrangidas pela Revista Comunicando. A revisão é feita tendo em consideração os vários critérios pré-estabelecidos, como a pertinência do tema, a originalidade do trabalho, a clareza das análises, da abordagem teórica/metodológica e das conclusões do trabalho.
  1. Perante os pareceres dos/as revisores/as, os/as editores/as emitirão a decisão editorial, da qual os/as autores/as serão informados/as no prazo máximo de 90 dias após a submissão. Os pareceres podem apontar para uma das seguintes recomendações:
  • aceitar submissão;
  • aceitar com alterações requeridas;
  • submeter novamente para revisão com revisões requeridas;
  • rejeitar submissão.
  1. Os/as autores/as dos trabalhos aceites para publicação terão um prazo máximo de quatro semanas para apresentar o artigo finalizado, incluindo as sugestões de melhoria ou de correção apresentadas e/ou exigidas pelos/as revisores/as.
  2. Todos os manuscritos aceites serão objeto de leitura final e revisão formal por parte da equipa editorial, na sequência da qual podem ser pedidas alterações formais.  
  3. As provas dos artigos serão enviadas aos/às autores/as, que terão o prazo máximo de uma semana para validação.

Não são cobradas quaisquer taxas no processamento de submissão de artigos.

 

POLÍTICA DE REVISÃO POR PARES

A Revista Comunicando segue o processo de revisão por pares duplamente cego (double-blind peer review), estando a decisão de publicar dependente do parecer favorável de dois/duas revisores/as externos/as, sendo pelo menos um/a deles/as falante nativo/a da língua usada no trabalho. Os/as revisores/as, peritos/as académicos/as ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados/as do Conselho Editorial ou serão peritos/as externos/as segundo a temática da revista e/ou o conteúdo dos trabalhos submetidos.

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE TRANSPARÊNCIA

A Revista Comunicando só publica conteúdo original, e os/as autores/as são responsáveis por verificar a inexistência de plágio. Os/as autores/as também assumem o compromisso de não submeter o trabalho a outra publicação  simultaneamente.

A Revista Comunicando está orientada pelos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Académicas do COPE (Comité de Ética em Publicação). Ao submeter o seu trabalho, os/as autores/as também concordam com os padrões de comportamento ético estabelecidos pelo COPE.

Qualquer reclamação relacionada com o processo editorial deverá ser encaminhada para a direção da Sopcom: secretariado[at]sopcom.pt

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO E DIREITOS AUTORAIS

A Revista Comunicando é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem qualquer custo para o utilizador ou a sua instituição. Os utilizadores têm permissão para ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou fazer links para os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim legal, sem necessidade de obter permissão prévia do editor ou do autor. Isto está em conformidade com a definição de acesso aberto da BOAI.

A Revista Comunicando apresenta todo o seu conteúdo em acesso aberto e imediato, com base no princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona uma maior troca global de conhecimento.

A Revista Comunicando permite o auto-arquivo das seguintes versões: preprint do autor (versão anterior à revisão por pares), postprint do autor (versão do autor corrigida e aceite para publicação, após o processo de arbitragem científica), e postprint da editora (versão final da editora), fornecendo sempre detalhes bibliográficos que dão crédito à sua publicação nesta revista. Todas as versões podem ficar imediatamente disponíveis para leitura, download, cópia, distribuição, impressão e pesquisa (sendo devidamente referenciada a origem da publicação).

Os/as autores/as mantêm os direitos de autor, mas concedem à Revista Comunicando o direito de primeira publicação. Todos os trabalhos são licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

APCs (taxa de processamento de artigo) E TAXA DE SUBMISSÃO

A Revista Comunicando não cobra aos/às autores/as qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

 

EDITORA

Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom)

Avenida de Ceuta Sul, Lote 2 - Loja 2, 1300-254 Lisboa - Portugal

E-mail: secretariado[at]sopcom.pt