Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todas/os a conferir a secção Sobre a Revista, bem como a secção Submissões. É necessário que as/os autoras/es se registem no sistema antes de submeter um artigo. Caso já se tenha registado basta aceder ao sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

 

RESPONSABILIDADES DOS/AS AUTORES/AS

Os/as autores/as dos artigos devem seguir o estilo APA (7.ª edição) e as normas genericamente dispostas em Submissões. O cumprimento dos princípios éticos relativos à publicação de trabalhos científicos, como por exemplo a citação de fontes, a utilização de recursos gráficos que não sejam de autoria própria, entre outros, é da responsabilidade dos/as autores/as. Salienta-se ainda que a Revista Comunicando rege-se pelo novo acordo ortográfico, pelo que todos os/as autores/as devem igualmente orientar as suas obras pela nova ortografia. Além disso, os artigos que não estiverem de acordo com as normas de publicação estabelecidas, não poderão ser aceites para processo de revisão. Os/as autores/as cedem os direitos autorais do texto para a Revista na altura que aceitam publicá-lo.

 

PROCEDIMENTO EDITORIAL

A qualidade científica da Revista Comunicando e dos artigos publicados na mesma é certificada por um processo rigoroso de revisão.

1ª FASE
A Revista Comunicando tem uma chamada de trabalhos em permanência, pelo que se encontra a receber artigos e demais formatos durante todo o ano. Neste sentido, a Comunicando conta com um número anual, sendo publicado no mês de dezembro. No entanto, esporadicamente, a equipa editorial pode criar um número especial, mediante uma parceria com uma entidade, evento científico, ou pela existência de um número de artigos suficientes para a formação de uma publicação. Neste caso, este número especial é publicado em julho.

2ª FASE
Cada artigo que a equipa editorial receciona é submetido a uma análise primária, de forma a assegurar que o artigo ou qualquer outro formato se enquadra nos pressupostos da Revista Comunicando.

3ª FASE
Os artigos que cumprirem os requisitos essenciais, são enviados para, no mínimo, dois membros do Conselho Editorial da Revista, de forma a passar por um rigoroso processo de revisão (double-blind peer review), totalmente anónimo. Este Conselho Editorial é constituído por professores especialistas nas diferentes áreas científicas.

4ª FASE
Após a revisão do Conselho Editorial, a Equipa Editorial selecionará para publicação os artigos com pareces favoráveis para tal e com melhor avaliação nos vários critérios pré-estabelecidos.

5ª FASE
Os autores dos artigos submetidos são informados da decisão de aprovação ou não para a publicação no número, até um máximo de 4 meses após o término da chamada de trabalhos. Juntamente com o resultado final de revisão, seguirão as alterações/correções sugeridas pelos revisores.

6ª FASE
Os autores dos artigos aprovados para publicação terão um período para apresentar o artigo finalizado, incluindo já as sugestões de melhoria ou correções apresentadas e/ou exigidas pelos membros do Conselho Editorial.