• Call for Papers - “Comunicar em tempos de pandemia”
    v. 9 n. 1 (2020)

    A Revista Comunicando, publicação de periodicidade bianual vinculada ao GT de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), está a receber propostas de artigos, ensaios, entrevistas, recensões críticas ou outros para o Volume 9, Número 1 (2020). Com chamada permanente aberta a trabalhos das diferentes áreas das Ciências da Comunicação, a revista abre, para este número, uma secção especial subordinada ao tema “Comunicar em tempos de pandemia”.

  • A Investigação em Ciências da Comunicação na Era Digital
    v. 8 n. 1 (2019)

    Este número da Revista Comunicando assinala várias circunstâncias especiais. Em
    primeiro lugar, trata-se de uma edição que surge como resultado de uma parceria entre os
    editores e a organização do IV Encontro do Grupo de Trabalho (GT) dos Jovens
    Investigadores, que se realizou entre 11 e 12 de outubro de 2018, na Faculdade de Letras da
    Universidade do Porto.

  • Fenómenos comunicativos e sociológicos
    v. 7 n. 1 (2018)

    Este número da Revista Comunicando (vol. 7, n.º 1) apresenta um conjunto de quatro artigos
    científicos que visam, de forma modesta, apoiar o alargamento da compreensão
    sobre diversos fenómenos comunicativos e sociológicos que fazem parte de diversas rotinas
    quotidianas. Na verdade, desde que esta publicação, editada pela Sopcom – Associação
    Portuguesa de Ciências da Comunicação –, passou a prescindir da opção de sujeitar os
    autores a uma orientação temática, o resultado tem sido muito semelhante ao que se verifica
    neste número. Uma edição repleta de diferentes abordagens científicas, sobre problemáticas
    distintas, mas que podem ter o propósito de amplificar o eventual leque de interessados, bem
    como o de promover uma reflexão multifacetada em sintonia com a complexidade do
    entendimento da comunicação na atualidade.

  • Média e Cidadania: Um tributo a Paquete de Oliveira
    v. 6 n. 1 (2017)

    Este ano de 2017 é especialmente simbólico para a Revista Comunicando. Pela primeira vez, lançamos um número especial, em julho, com uma versão impressa, que resulta de uma parceria estabelecida pelos editores da revista e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). A todo este simbolismo acresce o tema e o homenageado que aqui evocamos. 
    Paquete de Oliveira, jornalista, sociólogo e antigo provedor de leitores e telespectadores, desapareceu do nosso convívio em 2016, gerando um consenso difícil de igualar nos dias que correm. Pela inspiração académica, generosidade, simpatia e educação no trato. Ainda que possa ser uma tarefa difícil de cumprir, não se pretende aqui registar com melancolia e pesar a figura de Paquete de Oliveira. Do Funchal ao continente, da sociologia à comunicação, Paquete trouxe consigo marcas importantes que não escapam a uma certa nostalgia, é certo. No entanto, este volume 6, número 1, da Revista Comunicando inspira-se fundamentalmente numa das temáticas que porventura terá sido mais próxima a Paquete de Oliveira, do ponto de vista académico e mediático, com a sua particular atividade como jornalista e provedor de leitores e espectadores, colocando em análise a inscrição da cidadania nos meios de comunicação social.

  • A história e a contemporaneidade produzindo olhares sobre a comunicação
    v. 5 n. 2 (2016)

    A equipa editorial da Revista Comunicando seguiu a tradição das suas publicações anteriores e promove um número que pretende convocar um olhar transversal sobre os fenómenos da comunicação, apoiada cientificamente em diferentes perspetivas disciplinares. Neste volume 5, número 2, pretende-se, por isso
    mesmo, reunir trabalhos que reflitam dimensões históricas e contemporâneas de processos comunicativos, da publicidade ao jornalismo, dos estudos culturais ao entretenimento, sob o título "A história e a contemporaneidade produzindo olhares sobre a comunicação".

  • Vem e traz um problema...de investigação: Os recursos e as soluções teórico-metodológicas
    v. 5 n. 1 (2016)

    Este número da Revista Comunicando resulta das comunicações dos jovens investigadores que participaram no 3.º Encontro de Jovens Investigadores. Os seus artigos refletem tanto as questões teóricas e/ou metodológicas das suas investigações, como também o feedback que os moderadores, Fábio Ribeiro e Sandra Marinho, elaboraram para cada uma das comunicações, a partir dos extended abstracts submetidos na chamada a trabalhos. Este Encontro que pretendia criar sinergias entre os jovens investigadores, a partir da partilha de experiências dos processos de investigação, e ainda fomentar momentos formativos com investigadores seniores, acabou por ter uma outra grande mais-valia, a nosso ver, pois, todos os participantes conseguiram levar feedback das suas comunicações e, consequentemente, das suas investigações. 

  • A Sociedade em foco: questões políticas e desafios societais
    v. 4 n. 1 (2015)

    Com o intuito de se constituir como um amplo espaço de discussão das distintas abordagens teórico-metodológicas que versam sobre o campo das Ciências da Comunicação, o mais recente volume da revista Comunicando pretende focar o olhar sobre questões relacionadas com a comunicação e a sociedade. Intitulado “A Sociedade em foco: questões políticas e desafios societais”, o volume 4 da Comunicando oferece ao leitor artigos e ensaios de investigadores provenientes de prestigiadas Universidades nacionais e internacionais, tal como, de resto, sucedeu nas edições anteriores, cumprindo-se o objectivo da internacionalização como um marco importante da Comunicando. Uma vez mais, a revista do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação recebeu um número considerável de trabalhos de elevado nível académico científico, sendo que todos os textos foram avaliados pelos membros do Conselho Editorial que colaboraram para que esta edição fosse possível.

  • Os Desafios da Investigação em Ciências da Comunicação: debates e perspetivas de futuro
    v. 3 n. 1 (2014)

    Neste terceiro número, dedicado ao tema “Os desafios da investigação em Ciências da Comunicação: debates e perspetivas de futuro”, o leitor tem à sua disposição artigos e ensaios escritos por investigadores de várias Universidades e Centros de Investigação de excelência.

  • Tecnologias da informação, novos media e literacia digital
    v. 2 n. 1 (2013)

    No presente número da revista electrónica da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), Revista Comunicando, são abordados desde vários enfoques temas relacionados com as tecnologias da informação, novos media e literacia digital.

  • Os novos caminhos da Comunicação
    v. 1 n. 1 (2012)

    Ao lançar a Revista Comunicando, um projeto científico, os jovens investigadores da SOPCOM criam um espaço, que é corpo, palavra e sopro de uma geração que não dobra a cerviz. Todos sabemos como a nossa época é madrasta para com a juventude, pois que a deixa entregue à sua sorte, condenando-a a um desemprego injusto ou induzindo-a a abandonar país, num inaudito desperdício de competências. Uma revista científica constitui sempre, todavia, uma atitude de resistência e uma palavra de promessa. Através de um desenho de linhas e de um alinhamento de pontos, com todos, linhas e pontos, a perfazer cordas tensas, ao mesmo tempo físicas e tácteis, a Revista Comunicando ergue-se contra o abandono, o isolamento e a resignação, qual porto de abrigo, contra a inclemência do tempo. Sendo, pois, um drapeado de pontos e linhas, entrançados como cordas tensas, contra o abandono, o isolamento e a resignação, espera-se que a Revista Comunicando possa ligar, pelo conhecimento e pelo pensamento, esta geração de jovens investigadores de ciências da comunicação, de modo a que flutuem e se mantenham abrigados na incerteza do tempo presente,  respondendo, por outro lado, com ousadia, a uma época que perdeu o sentido e a largueza do espírito de comunidade.