Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Não apresenta nomes e vínculos institucionais no artigo, assegurando a revisão cega por pares.
  • Segue o estilo APA (7.ª edição), orientando-se sumariamente pelos seus princípios.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • Quando disponíveis, são fornecidos URLs para as referências.

Instruções para Autores

ESTRUTURA DO ARTIGO

Dimensão (Entre 5000 e 8000 palavras, incluindo referências bibliográficas)

Texto - Fonte Gil Sans MT de 12pontos com espaçamento entrelinhas de 1,5

Título (Tamanho 14, maiúsculas, negrito, alinhado à esquerda e espaçamento 1,15)

Resumo - Deve ser claro, sucinto e explicar os objetivos pretendidos, procurando justificar sua importância. Integre os principais procedimentos adotados e os resultados mais expressivos. (Até 250 palavras, tamanho 10, justificado e espaçamento 1.0)

Palavras-chave (Entre 3 a 5 palavras-chave, tamanho 10, justificado e espaçamento 1.0)

Abstract e Keywords - Seguir as mesmas especificações do resumo e palavras-chave

Corpo do texto - É importante que o texto tenha uma ordem clara, iniciando com uma introdução (expondo os problemas debatidos e a pertinência do assunto), passando ao desenvolvimento do assunto (abordando a metodologia, a discussão teórica e dos resultados) e terminando com considerações finais (apresentando as conclusões gerais).

Entretítulos (Tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda, espaçamento de 1,5, sem avanço/recuo)

Conteúdo do texto (Tamanho 12, com as margens justificadas, espaçamento entre linhas 1,5, com avanço de 1,25cm a cada parágrafo)

Notas de rodapé - O principal propósito das Notas de Rodapé é acrescentar informação de relevância para o artigo, mas não suficientemente pertinente para ser integrado no corpo principal do texto. As notas de rodapé não devem ser utilizadas para introduzir referências bibliográficas. (Tamanho 10, espaçamento de 1,15, justificado)

Referências bibliográficas, audiovisuais ou outras - sobre as linhas orientadoras para a lista de referências, poderá consultar o ponto sobre Referências bibliográficas no final do texto (Tamanho 11, espaçamento 1,15 entre linhas e um parágrafo em branco entre cada referência)

 

IDIOMA

O artigo deve estar redigido em Português, Castelhano ou Inglês. O texto deve reger-se pelo novo acordo ortográfico, pelo que todos os autores/as devem igualmente orientar as suas obras pela nova ortografia, não ignorando as diferenças de ortografia que se registam entre os países de língua portuguesa, respeitando-se as particularidades de redação do Português nas suas diversas variantes (Brasil, Angola, Moçambique…).

 

ESTILO – IMAGENS, TABELAS, GRÁFICOS, ESQUEMAS E OUTRAS FIGURAS

Legendas - Todas as imagens, tabelas, gráficos, esquemas e demais figuras, devem conter legendas e enumeração (ex: figura 1, figura 2, etc.) e fonte, na parte inferior.
- Legenda: Tamanho 10, Centrado, Espaçamento 1,15.
- Fonte: Tamanho 10, Centrado, Espaçamento 1,15.

Esquemas - Com frequência os autores recorrem a formas automáticas do Word para introduzir esquemas referentes a passagens do texto. Embora essas formas automáticas sejam de utilização simples, é também desejável que sejam incorporadas no texto sob a forma de imagem.

Imagens - As imagens (fotografias e outras figuras) devem estar, preferencialmente, convertidas para o formato jpg antes de serem inseridas no texto do Word (inserir-figura-do arquivo). Tal como noutras representações gráficas, as imagens devem vir acompanhadas da fonte ou dos créditos, respeitando assim os direitos de autor.

Tabelas - As tabelas devem estar inseridas no corpo do texto e devem ser preferencialmente criadas a partir das ferramentas do Word. Ao nível da formatação, as tabelas não devem ter qualquer tipo de cor de preenchimento; os cabeçalhos (na horizontal ou vertical) devem estar a negrito e alinhadas ao centro; as células de conteúdo devem estar sem negrito; os limites da tabela são de linha simples e apenas em linhas horizontais; e devem ter espaçamento de 1.15.

Gráficos - Os gráficos devem ser convertidos em imagens. Para os gráficos de grandes dimensões ou mais complexos deve-se ter em consideração o tamanho dos elementos e a legibilidade de todos os dados.

 

OUTROS ASPETOS DE ESTILO

Aspas - usar aspas curvas duplas (“ ”). As aspas são usadas para expressões ou palavras irónicas, calão ou sentido figurado, para introduzir citações ou o título de um artigo ou capítulo de livro.

Itálico - usar itálico e não negrito no corpo do texto. O itálico é usado para indicar títulos de livros, para introduzir termos novos ou estrangeirismos, para assinalar palavras ou expressões que mereçam destaque do ponto de vista semântico.

Números - usar a expressão verbal por extenso para números de zero a nove. A partir de 10, usa-se o numeral. Independentemente desta regra, usar sempre numeral em gráficos, tabelas e figuras, em unidades de medida (ex. 5 km), em funções matemáticas, estatísticas, frações, quantidades decimais, ratios e percentagens, números que representam tempo, datas, pontos numa escala e somas exatas de dinheiro. Usar a expressão verbal por extenso sempre que qualquer número comece uma frase e em frações comuns (ex. um quinto dos portugueses).

Títulos e entretítulos - nunca terminam com ponto final (apesar de poderem ter outras formas de pontuação – interrogação ou exclamação). Por princípio, os títulos e os entretítulos só devem ter inicial maiúscula na primeira palavra.

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NO CORPO DO TEXTO

- Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido.

- As citações fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal e não em itálico. As citações com 40 ou mais palavras figuram destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas.

- As referências bibliográficas relativas às citações incorporadas seguem o seguinte formato: (Kovarick, 2010, p. 134). Em citações no corpo do texto, a pontuação (ponto final ou vírgula) é colocada a seguir à referência. As citações destacadas terminam com ponto final antes da referência.  

- Não se usam expressões como idem, ibidem, apud, op. cit… 

- Para citações em segunda referência: (como citado em Kovarick, 2010, p. 134) (as cited in Kovarick, 2010, p. 134). 

 

LISTA DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NO FINAL DO TEXTO

Os três principais tipos de referências bibliográficas utilizados em textos académicos incluem livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas:

Balonas, S. (2011). Publicidade sem código de barras. Húmus.

Pires, H. (2011). De passagem. Nos rastos de um percurso imaginário. In M. Martins, J. B. Miranda, M. Oliveira, & J. Godinho (Eds.), Imagem e pensamento (pp. 167-188). Grácio Editor.

Pereira, S. (2013). More technology, better childhoods? The case of the Portuguese ‘One laptop per Child’ programme. Communication Management Quarterly29, 171-198. https://doi.org/10.5937/comman1329171P

 

Poderá consultar-se para esclarecimentos: https://apastyle.apa.org/

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os/as autores/as devem enviar, num documento em separado (que também indique o título do artigo), a seguinte informação:

1) Nomes dos/as autores/as;

2) Nota biográfica com alguns dados curriculares dos/as autores/as, devendo ser apresentada a informação completa sobre a afiliação de todos os/as autores/as, incluindo o nome da instituição de origem a três níveis (Ex: Universidade, Faculdade e Departamento/Centro), cidade e país; moradas completas (incluindo rua, código postal, cidade e país), endereço electrónico e ORCID.

Estes dados ficarão disponíveis na versão publicada do artigo, pelo que, ao fornecê-los, consente a sua divulgação nesse volume da revista, tanto na versão disponível online, como na versão impressa;

3) Agradecimentos e financiamentos (opcional), colocando a identificação da entidade de financiamento;

4) Tipo de formato submetido (artigo, recensão, entrevista, ou outro);

5) Domínio científico no qual o artigo se enquadra (1 ou 2 áreas):
- Cibercultura
- Ciência da Informação
- Comunicação e Educação
- Comunicação Organizacional e Institucional
- Comunicação e Política
- Cultura Visual
- Economia e Políticas da Comunicação
- Estudos Fílmicos
- Estudos Televisivos
- Género e Sexualidades
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- Publicidade e Comunicação
- Rádio e Meios Sonoros
- Retórica
- Semiótica

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