Implicações da Biopolítica na Divulgação das Informações Sobre Covid-19 no Brasil

Autores

  • Luís Celestino Universidade Federal do Cariri, Grupo de Pesquisa Cartografias da Subjetividade, Juazeiro do Norte, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0312-5063
  • Regiane Lorenzetti Collares Universidade Federal do Cariri, Grupo de Pesquisa Cartografias da Subjetividade, Juazeiro do Norte, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3066-1163

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.50

Palavras-chave:

Covid-19, Mídia, Biopolítica, Epidemia, Michel Foucalt

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a atuação de parcela dos meios de comunicação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Como se chegou ao paradoxo de que empresas de comunicação privadas concorrentes entre si se unissem e se tornassem peças fundamentais na gestão das informações “oficiais” sobre as mortes e os casos de Covid? Para tentar responder a essa questão, o artigo se dividiu em duas partes: em um primeiro momento, fizemos uma retrospectiva dos acontecimentos que levaram à criação de um consórcio de comunicação destinado a fornecer informações sobre o alastramento do Coronavírus pelo Brasil, para, em um segundo momento, tecermos algumas problematizações envolvidas nessa gestão da informação pelo governo e pelo consórcio de empresas privadas e, para isso, utilizamos o referencial teórico da biopolítica, notadamente os estudos do filósofo francês Michel Foucault sobre a gestão das doenças epidêmicas a partir de um processo de gestão das vidas nas cidades.


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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Celestino, L., & Lorenzetti Collares, R. (2021). Implicações da Biopolítica na Divulgação das Informações Sobre Covid-19 no Brasil. Revista Comunicando, 10(2), 90–115. https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.50