Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades

Autores

  • João Gonçalves Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8948-0455

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.199

Palavras-chave:

Teoria dos jogos, Teorias da Comunicação, Comportamento Estratégico

Resumo

A teoria dos jogos representa uma das tendências de investigação que mais força ganhou no século XX, com exemplos de aplicações bem-sucedidas em várias áreas disciplinares. Contudo, o estudo da comunicação tem permanecido alheio a esta ferramenta teórica. Considerando esta situação, este artigo procura explorar o potencial e os desafios da aplicação da teoria dos jogos ao estudo da comunicação. É realizado um breve enquadramento histórico do desenvolvimento da teoria dos jogos, explorando particularmente as adaptações que esta sofreu para a aplicação em áreas tão distintas como a biologia, filosofia e ciência política. De seguida, são analisados os principais motivos para a resistência a esta teoria entre os académicos da comunicação, estabelecendo-se frequentemente o paralelismo com a disciplina irmã da sociologia. Por fim, são apresentadas possibilidades de adaptação e aplicação da teoria dos jogos concretizadas em exemplos que se inserem tradicionalmente no domínio de investigação da comunicação. Este artigo representa um contributo original para a aplicação da teoria dos jogos nas ciências sociais, retomando um debate que não era abordado do ponto de vista da comunicação desde o início da década de 70.

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Publicado

2016-07-30

Como Citar

Gonçalves, J. . (2016). Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades. Revista Comunicando, 5(1), 104–124. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.199