O Índice de Confiança da População Brasileira na Imprensa — Entre os Anos de 2012 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i1.43

Palavras-chave:

Índice de confiança na imprensa brasileira, Fake news, Mídias sociais

Resumo

Este artigo investiga os níveis de confiança do brasileiro na imprensa a partir de dois questionamentos: Houve uma queda no nível de confiança do brasileiro na imprensa? Quais as mídias em que o brasileiro mais confia em 2020? Para a realização da pesquisa foi desenvolvido um estudo bibliográfico, complementado por uma análise interpretativa de pesquisas de opinião conduzidas desde 2012 pelo Instituto Datafolha. Observamos que a confiança na imprensa decresceu, atingindo o seu nível mínimo em 2018, ano eleitoral marcado por ataques à imprensa tradicional. Porém, em 2019, esse mesmo índice voltou a subir, atingindo níveis comparáveis ao primeiro ano desta análise, em 2012. A temática é relevante por abordar a comunicação no Brasil contemporâneo.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Cavalcanti, D. B., Jardelino, F. ., & Nascimento, R. (2021). O Índice de Confiança da População Brasileira na Imprensa — Entre os Anos de 2012 e 2020. Revista Comunicando, 10(1), 65–86. https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i1.43

Edição

Secção

Artigos