Discurso de Ódio nos Videojogos e nas Comunidades de Jogos Online — Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.3

Palavras-chave:

Videojogos, Literacia dos Jogos, Discurso de Ódio, Jovens

Resumo

Este artigo, enquadrado no projeto Europeu Play your Role – Gamification Against Hate Speech, propõe o estudo e a análise do estado da arte no panorama dos videojogos, focando a tendência para o recurso ao discurso de ódio pelos jovens. A imersão do jogador na arena simbólica do jogo, onde tudo pode ser possível, levanta questões morais e éticas às quais os jovens não estão muitas vezes preparados para responder. O recurso ao anonimato e a criação de comunidades e grupos de jogo pode gerar exclusão e ataque a minorias. Além disso, a comunicação por chat facilita não só a partilha de interesses e táticas de jogo, como também de insultos em momentos de tensão entre jogadores, o que justifica a reflexão acerca do papel das plataformas no controlo dos conteúdos partilhados. Tendo em conta as inúmeras possibilidades oferecidas pelos videojogos, este artigo reflete ainda acerca da literacia dos jogos e de como estes se podem tornar poderosas ferramentas de aprendizagem.

Biografias Autor

Susana Costa, Universidade do Algarve

ince 2004.

Bruno Mendes da Silva , Universidade do Algarve

 

 

Beatriz Isca, Universidade do Algarve

 

 

Filipa Cerol, Universidade do Algarve

 

 

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Costa, S., Tavares, M. ., Silva , B. M. da ., Isca, B., & Cerol, F. (2020). Discurso de Ódio nos Videojogos e nas Comunidades de Jogos Online — Estado da Arte . Revista Comunicando, 9(1), 261–278. https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.3