Central do Brasil: identidades e representações do país no cinema brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i2.232

Palavras-chave:

indústria cultural, cinema brasileiro, identidades

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para a compreensão das representações identitárias das regiões e da população brasileira, nomeadamente em questões de género e literacia, veiculadas pelo cinema nacional da década de 1990. O objeto de estudo é o premiado filme Central do Brasil (1998), um road movie melodramático realizado por Walter Salles. Central do Brasil retrata questões de desigualdade social e pretende-se associar as suas representações a dados empíricos relativos à alfabetização, literacia e acesso às tecnologias da informação e da comunicação nesse período. As temáticas regionais no cinema, aliadas aos esquemas de produção e distribuição de empresas estrangeiras, tiveram a partir da década de 1990 uma fase de mudança e relativa expansão. Contudo, dada a desvalorização do cinema perante outras formas de entretenimento no país, procura-se valorizá-lo como um media relevante para os processos de globalização e internacionalização da indústria cultural brasileira, bem como para o estudo das identidades e culturas regionais.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Matos Maia, A. F. (2016). Central do Brasil: identidades e representações do país no cinema brasileiro . Revista Comunicando, 5(2), 147–170. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i2.232