O “meu jornal” e o interesse público: implicações cívicas do agendamento na era dos novos média

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.225

Palavras-chave:

Agendamento, Novos Média, Cidadania, Média Sociais

Resumo

Este texto assume o estatuto determinante que o agendamento possui na vida cívica, dada a capacidade que os média possuem para influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública, e dar forma à realidade social. O objetivo principal é analisar como uma das teorias com mais significado nos estudos dos média é hoje desafiada por comportamentos sociais e políticos tornados possíveis pelos novos média. Ao mesmo tempo, e inversamente, este texto enuncia implicações cívicas e políticas de práticas de agendamento agora reconfiguradas. Concretamente, o artigo pretende responder às questões seguintes: De que forma desafiam os novos média os pressupostos da teoria do agendamento? Quais as implicações de natureza cívica e democrática das transformações sociais e tecnológicas?

Na primeira parte do artigo, descreve-se em que medida os novos média colocam à prova o entendimento clássico de agendamento. Na segunda parte são formuladas questões que, numa perspetiva da vida cívica, se colocam à ideia de agendamento. Por fim, são apontados dois requisitos de um funcionamento dos média que proteja e estimule práticas de cidadania, inspiradas no ideário da democracia deliberativa.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Ferreira, G. B. (2017). O “meu jornal” e o interesse público: implicações cívicas do agendamento na era dos novos média. Revista Comunicando, 6(1), 83–102. https://doi.org/10.58050/comunicando.v6i1.225