A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?

Autores

  • Rita Monteiro Mourão Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (CIES-IUL),Universidade da Beira Interior e ISCTE-IUL, Covilhã e Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1626-0926
  • Sandra Miranda scola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5544-5942
  • Gisela Gonçalves Labcom - Communication and Arts Research Centre, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7001-3622

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.205

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Comunicação de Chefias, Avaliação de Desempenho, Avaliação 360º

Resumo

A comunicação organizacional e a avaliação de desempenho podem constituir-se como práticas estratégicas muito importantes para o desenvolvimento profissional dos membros da organização e, consequentemente, para a eficácia organizacional. Nos últimos anos tem vindo a desenvolver-se um tipo de avaliação de desempenho específico designado por avaliação 360º. Este método avaliativo possibilita uma maior variedade de perspetivas, quando comparado com a avaliação tradicional/top-down (i.e., apenas a chefia avaliar os subordinados). Sabe-se que este tipo de avaliação tende a ser aplicado em organizações mais democráticas e poderá ser responsável por um maior diálogo entre os atores organizacionais. O presente artigo procura perceber qual poderá ser o papel da avaliação 360ºno âmbito da comunicação organizacional e qual o tipo de comunicação adotado pelas chefias, aquando da aplicação da avaliação 360º.A revisão de literatura elaborada permitiu apreender que a realização da avaliação 360ºpode estar relacionada com uma comunicação de suporte por parte das chefias, ao invés da adoção de uma comunicação defensiva, contribuindo para uma maior confiança e uma voz mais ativa dos colaboradores. Este estudo, apesar de exploratório constitui-se como inovador, pois aborda temáticas ainda pouco exploradas na literatura. Em termos práticos, a reflexão sobre estes temas poderá ser útil para incrementar práticas avaliativas e comunicativas mais eficazes.

Downloads

Publicado

2016-07-30

Como Citar

Mourão, R. M. ., Miranda, S. ., & Gonçalves, G. (2016). A avaliação 360º e a comunicação das chefias: onde se cruzam?. Revista Comunicando, 5(1), 182–202. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.205