Rui Moreira e as eleições autárquicas de 2013: a visibilidade mediática de um candidato independente

Autores

  • Filipe Resende Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3843-0906

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.194

Palavras-chave:

Rui Moreira, Celebridade política, Mediatização

Resumo

O presente artigo aborda a visibilidade de Rui Moreira enquanto uma construção político-mediática nas Eleições Autárquicas de 2013. Neste contexto, a componente teórica centra-se nos conceitos de celebridade política. Esta noção é possível devido à aproximação dos media com a política. Esta união fomentou uma popularização do discurso público. Assim várias personalidades com carreira nos meios de comunicação têm-se candidatado a diferentes eleições. O sucesso destas celebridades é influenciado pela reputação alcançada nos órgãos de informação através do seu mediatismo. Assim os objetivos passam por investigar o mediatismo de Rui Moreira, tendo em conta as suas atividades na comunicação social e a sua cobertura jornalística, através de uma análise de conteúdo. Como principal resultado, a investigação sugere que este candidato independente é uma celebridade política, beneficiando de uma popularização.

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Publicado

2016-07-30

Como Citar

Resende, F. . (2016). Rui Moreira e as eleições autárquicas de 2013: a visibilidade mediática de um candidato independente. Revista Comunicando, 5(1), 42–65. https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.194