A cultura de convergência nas redes sociais: análise netnográfica de uma página de Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v7i1.187

Palavras-chave:

Cultura de Convergência, Netnografia, Participação, Redes sociais, Star Wars

Resumo

As conceções relativas a uma cultura de convergência anteviram a transformação da relação estabelecida entre os media e os seus públicos. A sua linearidade seria substituída por algo mais fluido: os públicos deixariam de ser somente os recetores e intérpretes das mensagens produzidas e postas a circular em larga escala pelos media. Na cultura de convergência proposta por Henry Jenkins, o empoderamento dos primeiros obrigaria os segundos a alterar o seu tradicional papel, até para manterem um muito rentável modelo de negócio. Os conceitos de participaçãoe de interação ganhariam, com isto, um novo fôlego. Este artigo problematiza, com recurso a um trabalho netnográfico exploratório, as expectativas da cultura de convergência relativamente à atuação dos tradicionais produtores de conteúdos mediáticos. Fá-lo pela análise das publicações feitas durante um mês pela página portuguesa no Facebook de Star Wars, coincidindo com a estreia de um dos filmes desta narrativa transmediática. Constatou que, durante o período em causa, o comportamento dos tradicionais produtores, consubstanciados pela gestão desse espaço online, não diferiu significativamente do papel de emissor de conteúdos, contrariando as expectativas de uma cultura participativa e de convergência.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Moura, P. . (2018). A cultura de convergência nas redes sociais: análise netnográfica de uma página de Facebook. Revista Comunicando, 7(1), 88–104. https://doi.org/10.58050/comunicando.v7i1.187