A construção social do Eu através da experiência nas redes sociais – hipermodernidade, leveza e adolescência

Autores

  • Ana Filipa Oliveira Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3655-9984

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v7i1.185

Palavras-chave:

Redes sociais, Identidade, Hipermodernidade, Construção Social

Resumo

Este trabalho teve como objetivo explorar o fenómeno da construção social e da identidade, num cruzamento com a hipermodernidade e a leveza, teorizadas por Lipovetsky. Partindo de uma atividade empírica desenvolvida com um grupo de 24 jovens a frequentar o ensino secundário, esta reflexão procurou investigar os conceitos e testar abordagens, no sentido de promover a compreensão das formas como os jovens percebem a(s) sua(s) identidade(s) e como experienciam a vida através dos ecrãs. Teve como ponto de partida três ideias: em primeiro lugar, a noção de imersão (quase) total dos adolescentes nas tecnologias digitais (Lemos, 2009), aspeto que transparece uma necessidade das suas formas de ser e estar serem refletidas a partir da observação dos comportamentos no digital; em segundo, a ideia de construção de uma identidade digital que subsiste nas novas redes sociais e que se distingue das identidades reais (Stone, 1996; Turkle, 1995); por último, a assunção de que a leitura efetuada pelos jovens das informações e acontecimentos apresentados pelo mundo digital impacta a sua postura nas redes digitais. Como resultados destacamos, no seio do grupo, em observação, a) a tendência para a construção da identidade no digital, com o objetivo de promovera sua inclusão em meios sociais e de transparecer uma autoimagem trabalhada; b) uma aproximação ao novo paradigma da estrutura social hipermoderna, compreendendo-se que os comportamentos dependem essencialmente da estrutura social onde se encontram inseridos e das relações que estabelecem entre si.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Oliveira, A. F. . (2018). A construção social do Eu através da experiência nas redes sociais – hipermodernidade, leveza e adolescência. Revista Comunicando, 7(1), 61–87. https://doi.org/10.58050/comunicando.v7i1.185