A imagem do Piauí na mídia local: uma análise das identidades culturais construídas através da “caravana meu novo Piauí” e “caravana TV Cidade Verde 25 anos”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v3i1.172

Palavras-chave:

Televisão, Identidades culturais, Caravanas, Memória Coletiva

Resumo

Neste trabalho tratamos da construção de identidades culturais piauienses através da “Caravana Meu Novo Piauí” e da “Caravana TV Cidade Verde 25 anos”, realizadas pelas emissoras “TV Meio Norte” e “TV Cidade Verde”, situadas em Teresina, Piauí, Brasil. As Caravanas foram assim denominadas por se tratarem de programas que percorreram municípios piauienses durante determinado período de tempo e em cada cidade narravam a história local e da população. Temos como objetivo nesta pesquisa analisar criticamente a construção de identidades realizadas pelos dois programas. A problemática da pesquisa gira em torno, portanto, do seguinte questionamento: quais as identidades piauienses construídas nas Caravanas Meu Novo Piauí e TV Cidade Verde 25 anos? Como aporte teórico, faremos uso das proposições dos Estudos Culturais para entender as inter-relações entre os meios de comunicação e a construção de identidades. A técnica de análise utilizada é análise de conteúdo temático categorial (Bardin, 2011), além de entrevistas em profundidade com os idealizadores das duas Caravanas. Diante da análise dos produtos ficou claro que as Caravanas apostam em dois vieses identitários: de um lado, na legitimação de um discurso de desenvolvimento e mudança de vida em solo piauiense; de outro, a tentativa de criação de uma cultura local comum através do reforço aos símbolos da cultura sertaneja. Essas duas alternativas identitárias estão intimamente ligadas ao discurso do grupo político em exercício e criam mecanismos de reforço à perpetuação de poder e relações de dominação, historicamente preestabelecidas.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

Sousa, L. L. de. (2014). A imagem do Piauí na mídia local: uma análise das identidades culturais construídas através da “caravana meu novo Piauí” e “caravana TV Cidade Verde 25 anos” . Revista Comunicando, 3(1), 156–177. https://doi.org/10.58050/comunicando.v3i1.172