O Populismo Digital e a Infodemia: Reflexos da Desordem Informacional no Discurso da Audiência Jornalística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.113

Palavras-chave:

Populismo digital, Mídias Sociais, Jornalismo, Bolsonarismo, Desordem informacional

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a estratégia do bolsonarismo - movimento de apoio ao presidente Bolsonaro - de fomentação à desordem informacional através da deslegitimação do jornalismo profissional e da disseminação de informações sem comprovação. As mídias sociais onlinederam fim à hegemonia do jornalismo profissional e impulsionaram o surgimento do populismo digital. No Brasil, o bolsonarismo é fruto desta nova forma de engajamento político. No ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ratificou o termo "infodemic" (infodemia) como representação da desordem informacional associada à pandemia da covid19. Segundo o relatório final da CPI da pandemia, o governo Bolsonaro foi agente da infodemia da covid19 no país. O artigo é um recorte da pesquisa de doutorado concluída em 2020 onde realizamos a análise de conteúdo de 753 comentários de leitores de O Globo, O Estadão e The Intercept Brasil publicados de junho a dezembro de 2019 nos perfis dos veículos no Facebook. Como resultado da pesquisa, pudemos evidenciar os reflexos da desordem informacionalno discurso da audiência jornalística.

 

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

de Alcantara Roxo Brea, L. ., & Azevedo de Aguiar, L. . (2021). O Populismo Digital e a Infodemia: Reflexos da Desordem Informacional no Discurso da Audiência Jornalística . Revista Comunicando, 10(2), 138–163. https://doi.org/10.58050/comunicando.v10i2.113